segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Aulas

Aula do dia 26 de novembro

Na aula de hoje, ficamos responsáveis por colocar em ordem nossas contribuições no moodle, na lista ,no blog etc!!

"O uso das mídias no processo educacional não deve ser visto, como um recurso ou instrumento ou ferramenta, mas sim como algo que chega para promover a mudança, proporcionar a transformação do espaço de ensino-aprendizagem. "










___________________________________________________________________

Aula do dia 12 de novembro

A aula de hoje foi continuação das apresentações dos seminários.

A equipe de Tv e Vídeo aprensentou um breve histórico desses equipamentos e abordou um ponto que p mim foi mais do que esclarecer: a TV Digital. E para completar, a professora Bonilla explicou melhor o funcionamento dessa nova tecnologia e falou das intensões políticas que estão inseridas na chegada da mesma ao Brasil. O breve histórico da criação da Rede Globo gerou polêmica, devido ao contexto em que se deu seu surgimento e crescimento , o que nos fez atentar para o jogo político e ideológico que há por trás da mídia.

Quando a função educativa ou não, do desenho animado foi questionada , houve uma discussão polêmica .Mas no final das contas descobrimos que tudo é educativo, até mesmo um desenho animado como PIca-pau, Pernalonga, entre outros.Educa-se para algum fim, o qual pode ser "bom" ou "ruim". Tudo depende do ideal educativo que se pretende. A mídia televisiva, tem um forte poder de persuasão e influência sobre as pessoas e uma determinada classe (a dominante) utiliza-se desse recurso para manipular a população. Entretanto, ela é uma grande aliada à educação, quando utilizada para a produção do conhecimento. Cabe aos educadores repensar suas práticas pedagógicas e explorar todas as possibilidades dessa tecnologia.

Ao construir a apresentação sobre nosso tema Rádio e educação, minha equipe teve certa dificuldade devido a falta de conhecimento á respeito da rádio como meio educativo.E durante a apresentação em classe, vimos que isso não era uma realidade apenas dos integrantes da nossa equipe, a maioria dos nossos colegas ficaram muito surpresos com as informações que trouxemos. Não sabíamos que o rádio a princípio fora destinado à elite e sua finalidade era cultural, educativa e altruísta; não víamos como o rádio poderia ser "uma riqueza em possibilidades pedagógicas". Até então não havíamos pensado no rádio como um meio para a educação da população .Além de todas essas descobertas, vimos que esse recurso tem maior alcance em distância, tem maior audiência, custo moderado de produção e transmissão, pode ser levado a qualquer lugar, tem capacidade de adaptação local e comparado a Tv e internet tem o menor valor aquisitivo, um radinho de pilha, por exemplo, pode ser comprada por menos de R$ 10,00. E deixo um questionamento para vcs colegas: Como usar o rádio em sala de aula?

Abraço a todos!!!








___________________________________________________________________


Aula do dia o5 de novembro
Hoje as equipes de impressos e internet, realizaram a apresentação de seus seminários.
Gostei muito da equipe de impressos. Os componentes do grupo explanaram sobre diversos pontos, dentre os quais, sobre a importancia e o histórico do livro didático.Questionaram, também, sobre o PNLD e mostraram,através de um vídeo, que algumas Secretarias de Educação não se preocupam com este Programa e se mostram desinteressadas para atender as necessidades das escolas quanto ao mesmo
Adorei as observações sobre as revistas em quadrinhos e como estas podem ser um recurso lúdico e interessante no processo educativo e sobre a literatura de Cordel e sua utilidade na produção de conhecimentos pedagógicos , sociais e culturais, principalmente para o povo do nordeste!
A equipe de Internet apesar do esforço dos componentes , e de trazer alguns pontos interessantes , foi um pouco sintética na apresentação e esqueceram de falar sobre as Políticas Públicas .
Fui!! Até a próxima galera!!

3 comentários:

danita disse...

Oi Laila!!!tudo bem?olha só eu achei interessante vc ter se sentido a vontade pr falar sobre sua timidez .eu tb sou super tímida,e confesso q em muitos momentos me senti um peixe fora d'água na disciplina de edc e tecnologias contemporâneas...
o que posso dizer é que o nosso aprendizado é muito mais importante do q nota ou extroversão(é lógico q a participação é importante...mas quem é tímido sabe q é difícil se colocar...espero q com o tempo a gente vá aprendendo,se acostumando e até quem sabe gostando de falar...).
no mais apesar do nosso pouco contato-creio q pela timidez de ambas-gosto de vc...rsrs
bjão

danita disse...

oi laila eu sou tímida mesmo...só q com o tempo fui melhorando.
Com certeza te apoio e espero q a professora bonilla entenda as limitações de cada um.
bjão!

caisa cruz disse...

Laila, esse, de impressos, seminário foi produzido pela equipe a qual faço parte. Aprendi muito nas minhas pesquisas em relação aos impressos e como vc percebi a importância das historinhas em quadrinho q é um material lúdico e estimula a aprendizagem das crianças e também a literatura de cordel um material pouco trabalhado na maioria das escolas e q é de grande importãncia para todos.