Na aula de hoje, ficamos responsáveis por colocar em ordem nossas contribuições no moodle, na lista ,no blog etc!!
___________________________________________________________________
Aula do dia 12 de novembro
A aula de hoje foi continuação das apresentações dos seminários.
A equipe de Tv e Vídeo aprensentou um breve histórico desses equipamentos e abordou um ponto que p mim foi mais do que esclarecer: a TV Digital. E para completar, a professora Bonilla explicou melhor o funcionamento dessa nova tecnologia e falou das intensões políticas que estão inseridas na chegada da mesma ao Brasil. O breve histórico da criação da Rede Globo gerou polêmica, devido ao contexto em que se deu seu surgimento e crescimento , o que nos fez atentar para o jogo político e ideológico que há por trás da mídia.
Quando a função educativa ou não, do desenho animado foi questionada , houve uma discussão polêmica .Mas no final das contas descobrimos que tudo é educativo, até mesmo um desenho animado como PIca-pau, Pernalonga, entre outros.Educa-se para algum fim, o qual pode ser "bom" ou "ruim". Tudo depende do ideal educativo que se pretende. A mídia televisiva, tem um forte poder de persuasão e influência sobre as pessoas e uma determinada classe (a dominante) utiliza-se desse recurso para manipular a população. Entretanto, ela é uma grande aliada à educação, quando utilizada para a produção do conhecimento. Cabe aos educadores repensar suas práticas pedagógicas e explorar todas as possibilidades dessa tecnologia.
Ao construir a apresentação sobre nosso tema Rádio e educação, minha equipe teve certa dificuldade devido a falta de conhecimento á respeito da rádio como meio educativo.E durante a apresentação em classe, vimos que isso não era uma realidade apenas dos integrantes da nossa equipe, a maioria dos nossos colegas ficaram muito surpresos com as informações que trouxemos. Não sabíamos que o rádio a princípio fora destinado à elite e sua finalidade era cultural, educativa e altruísta; não víamos como o rádio poderia ser "uma riqueza em possibilidades pedagógicas". Até então não havíamos pensado no rádio como um meio para a educação da população .Além de todas essas descobertas, vimos que esse recurso tem maior alcance em distância, tem maior audiência, custo moderado de produção e transmissão, pode ser levado a qualquer lugar, tem capacidade de adaptação local e comparado a Tv e internet tem o menor valor aquisitivo, um radinho de pilha, por exemplo, pode ser comprada por menos de R$ 10,00. E deixo um questionamento para vcs colegas: Como usar o rádio em sala de aula?
Abraço a todos!!!
___________________________________________________________________
Aula do dia o5 de novembro
3 comentários:
Oi Laila!!!tudo bem?olha só eu achei interessante vc ter se sentido a vontade pr falar sobre sua timidez .eu tb sou super tímida,e confesso q em muitos momentos me senti um peixe fora d'água na disciplina de edc e tecnologias contemporâneas...
o que posso dizer é que o nosso aprendizado é muito mais importante do q nota ou extroversão(é lógico q a participação é importante...mas quem é tímido sabe q é difícil se colocar...espero q com o tempo a gente vá aprendendo,se acostumando e até quem sabe gostando de falar...).
no mais apesar do nosso pouco contato-creio q pela timidez de ambas-gosto de vc...rsrs
bjão
oi laila eu sou tímida mesmo...só q com o tempo fui melhorando.
Com certeza te apoio e espero q a professora bonilla entenda as limitações de cada um.
bjão!
Laila, esse, de impressos, seminário foi produzido pela equipe a qual faço parte. Aprendi muito nas minhas pesquisas em relação aos impressos e como vc percebi a importância das historinhas em quadrinho q é um material lúdico e estimula a aprendizagem das crianças e também a literatura de cordel um material pouco trabalhado na maioria das escolas e q é de grande importãncia para todos.
Postar um comentário